Livro sobre Tavares Bastos será lançado no Campus do Sertão/ UFAL no dia 11/02/2014



Dentro das atividades do curso de extensão "Olhares de Clio", em atividade no Campus do Sertão desde março de 2013, após a realização da mesa-redonda “História da Educação e Avaliação do Ensino”,  às 20h00, do dia 11 de fevereiro, no auditório do Campus, será lançado o livro O Programa de Instrução Pública de Tavares Bastos (1861-1873) - concepções a partir do modelo norte-americano”, de autoria da Profª Drª Josefa Eliana Souza.

Neste estudo, “O Programa de Instrução Pública de Tavares Bastos (1861-1873) - concepções a partir do modelo norte-americano”, a autora, Profª Drª Josefa Eliana Souza, docente da Universidade Federal de Sergipe,  examinou os escritos de Aureliano Cândido Tavares Bastos, parlamentar e intelectual alagoano, que obteve grande projeção no cenário nacional no final do século XIX,   com a finalidade de compreender o modo como esse autor/parlamentar tratou a instrução pública brasileira, na década de 1860 e início de 1870 e o uso que fez de referentes norte-americanos para estruturar suas argumentações. Os panfletos de Tavares Bastos têm interessado pesquisadores que buscam pesquisas de diversas naturezas; seja no campo da economia - livre cambismo, defesa da abertura do Rio Amazonas e navegação de cabotagem; social - incentivo à vinda de emigrantes estrangeiros para o Brasil; ou no âmbito da política – descentralização, reformas financeira, eleitoral, da magistratura. As discussões sobre a educação brasileira, em particular, estão presentes nos escritos de Tavares Bastos, desde “Os males do presente e as esperanças do futuro”, lançado em 1861, ou nas “Cartas do Solitário” que publicou em 1862, passando por “A Província”, em 1870, até a publicação de “Reforma Eleitoral e Parlamentar”, em 1873, o deputado alagoano criticou e ao mesmo tempo, sugeriu transformações na instrução pública brasileira. Desde 1855, por meio das aulas ministradas pelo professor Tell Ferrão, na Faculdade de Direito de São Paulo, que Tavares Bastos passou a ordenar os seus projetos a partir dos valores norte-americanos. Para estruturar as ideias tomou como referentes às contribuições de Horace Mann e Alexis de Tocqueville. Apesar das marcas da cultura europeia, é inegável o destaque que foi concedido por Tavares Bastos a contribuição norte-americana. Segundo o parlamentar alagoano, não existia um modelo mais apropriado do que o daquela sociedade para servir de referente ao povo brasileiro. Nesse sentido, acreditava que era conveniente despir das heranças da colonização portuguesa a aproximar-se, cada vez mais, daquele que seria o caminho para a prosperidade, crescimento moral e intelectual. Enfim, o caminho mais curto para a civilização era o modelo norte-americano.



Antes do lançamento do livro, será realizada mais uma atividade do curso de extensão “Olhares de Clio”, desta feita a mesa-redonda “História da Educação e Avaliação do Ensino”,  que ocorrerá no dia 11/02/2014, uma terça-feira, às 18h00 horas, no auditório Graciliano Ramos, Campus do Sertão/UFAL. A mesa terá a participação da Prof.ª Dr.ª  Josefa Eliana Souza (UFS), do Prof. Msc. Marcos Paulo de Oliveira  Sobral (UFAL)  e a coordenação do Prof. Dr. José Ivamilson Silva Barbalho (UFAL).