Dentro
das atividades do curso de extensão
"Olhares de Clio", em atividade no Campus do Sertão desde março de
2013, após a realização da mesa-redonda “História da Educação e Avaliação do
Ensino”, às 20h00, do dia 11 de fevereiro, no auditório do Campus, será
lançado o livro “O Programa de Instrução Pública de Tavares
Bastos (1861-1873) - concepções a partir do modelo norte-americano”, de autoria da Profª Drª Josefa Eliana Souza.
Neste
estudo, “O
Programa de Instrução Pública de Tavares Bastos (1861-1873) - concepções a
partir do modelo norte-americano”, a autora, Profª Drª Josefa Eliana
Souza, docente da Universidade Federal de Sergipe,
examinou os escritos de Aureliano Cândido Tavares Bastos, parlamentar e intelectual alagoano, que obteve
grande projeção no cenário nacional no final do século XIX, com a
finalidade de compreender o modo como esse autor/parlamentar tratou a instrução
pública brasileira, na década de 1860 e início de 1870 e o uso que fez de
referentes norte-americanos para estruturar suas argumentações. Os panfletos de
Tavares Bastos têm interessado pesquisadores que buscam pesquisas de diversas
naturezas; seja no campo da economia - livre cambismo, defesa da abertura do
Rio Amazonas e navegação de cabotagem; social - incentivo à vinda de emigrantes
estrangeiros para o Brasil; ou no âmbito da política – descentralização,
reformas financeira, eleitoral, da magistratura. As discussões sobre a educação
brasileira, em particular, estão presentes nos escritos de Tavares Bastos,
desde “Os males do presente e as
esperanças do futuro”, lançado em 1861, ou nas “Cartas do Solitário” que publicou em 1862, passando por “A Província”, em 1870, até a publicação
de “Reforma Eleitoral e Parlamentar”,
em 1873, o deputado alagoano
criticou e ao mesmo tempo, sugeriu transformações na instrução pública
brasileira. Desde 1855, por meio das aulas ministradas pelo professor Tell
Ferrão, na Faculdade de Direito de São Paulo, que Tavares Bastos passou a ordenar
os seus projetos a partir dos valores norte-americanos. Para estruturar as
ideias tomou como referentes às contribuições de Horace Mann e Alexis de
Tocqueville. Apesar das marcas da cultura europeia, é inegável o destaque que
foi concedido por Tavares Bastos a contribuição norte-americana. Segundo o
parlamentar alagoano, não existia um modelo mais apropriado do que o daquela
sociedade para servir de referente ao povo brasileiro. Nesse sentido,
acreditava que era conveniente despir das heranças da colonização portuguesa a
aproximar-se, cada vez mais, daquele que seria o caminho para a prosperidade,
crescimento moral e intelectual. Enfim, o caminho mais curto para a civilização
era o modelo norte-americano.
Antes do lançamento do livro, será realizada mais uma atividade do curso de extensão “Olhares de Clio”, desta feita a mesa-redonda “História da Educação e Avaliação do Ensino”, que ocorrerá no dia 11/02/2014, uma terça-feira, às 18h00 horas, no auditório Graciliano Ramos, Campus do Sertão/UFAL. A mesa terá a participação da Prof.ª Dr.ª Josefa Eliana Souza (UFS), do Prof. Msc. Marcos Paulo de Oliveira Sobral (UFAL) e a coordenação do Prof. Dr. José Ivamilson Silva Barbalho (UFAL).
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informações em: http://historiasertaoufal.blogspot.com.br/